Munari Móbile
Este é o Theo experimentando seu primeiro móbile, o Munari Móbile.
Descobri estudando os livros de Maria Montessori, que os bebês logo que nascem, ainda não têm os olhos treinados para enxergar o mundo como nós adultos vemos. Ainda é difícil para eles diferenciar formas e cores depois de uma vida dentro da escuridão da barriga, e por isso, ela indicava para os novatos, um móbile com formas simétricas e contrastantes.
Um dos móbiles criado pelo desenhista italiano Bruno Munari, nos anos 70, se popularizou entre os praticantes do método montessori por ter todas as qualidades que um bebê novo precisa. Preto e branco, formas geométricas simples, e uma cadência de movimento lenta e suave.
Aqui é possível ver um diagrama do modo de fazer, mas hoje em dia há muitos blogs, sites e vídeos que ensinam o passo a passo de como fazer em casa. Em 2011 não tinha, mas hoje há também muitas opções à venda. No quesito passo a passo de como fazer seu próprio móbile, dando um giro nas páginas do google, gostei muito deste PDF aqui do site montessoriedited.com. Se tiver gosto e habilidade para materializar objetos com as mãos, vale muito a pena fazer, para mim foi uma das experiências marcantes do longo ritual da espera de um novo bebê.
POSTS RELACIONADOS
- Pitoco em ação
A casa é das crianças. E a louça também. Mas a pia é alta e desconfortável para os pequenos, e…