A história da Pitoco começou em 2011 com uma mãe que queria comprar um móvel que não existia no mercado: um trocador que não ocupasse muito espaço e que continuasse tendo função depois que seu filho não usasse mais fraldas.
Embora seu ofício na época fosse a fotografia, aproveitou a genética dos pais arquitetos, e esboçou seu primeiro projeto de mobiliário. O móvel foi construído e se mostrou eficiente com o uso, ainda que pudesse ser bastante melhorado. Esta primeira experiência abriu a porta para que novos móveis fossem projetados.
Para se aprofundar no processo construtivo, Marília Scharlach Cabral, a mãe em questão, começou a estudar marcenaria e ocupou a pequena oficina no quintal de seu tio para trabalhar no desenvolvimento dos protótipos dos próximos móveis.
2017 – Desenhando com os filhos
2016 – Protótipo de mesa pequena
2011 – Primeiro trocador
Os protótipos eram levados para casa, e a partir da observação do uso das peças, os projetos foram sendo modificados e aprimorados.
Marília percebeu que os móveis precisavam ser leves para que as crianças pudessem carregar sozinhas, extremamente resistentes para aguentarem o tranco das experimentações dos filhos e que deveriam também ter serventia aos adultos, já que estavam sempre juntos, compartilhando os espaços. E claro, precisavam ser versáteis para que se adaptassem à evolução das crianças, afinal um móvel é um bem durável que precisa ter vida longa na casa.
2011 a 2020 – Móveis Pitoco em fase de teste
O mobiliário começou a ser notados pelos parentes e amigos, e pelos amigos dos amigos, e então iniciou-se uma pequena produção, ainda na oficina do quintal, para que as peças pudessem ser encomendadas por outras famílias.
A demanda aumentou, escolas começaram a comprar em maior quantidade, e a pequena oficina (e também a marceneira grávida da filha Irene) já não conseguiam mais dar conta da fabricação. O processo foi terceirizado em 2017.
Em 2019, depois de quatro anos validando os produtos no mercado, a marca Pitoco virou oficialmente uma empresa, com abertura de CNPJ e inauguração de loja virtual.
2014 – Produção na oficina no quintal
De lá pra cá nossas peças alcançaram cada vez mais pessoas, e com a confirmação do potencial do nosso mobiliário, abrimos no início de 2022 a loja física no bairro da Pompeia, São Paulo, coincidentemente, a poucas quadras da pequena oficina do quintal onde tudo começou.