Pitoco

DESIGN E PROJETO

Ao longo dos anos projetando, pensando e observando intimamente o mobiliário que construímos para as crianças, desenvolvemos intuitivamente uma linha de raciocínio que hoje é bastante clara e podemos resumir em cinco conceitos que norteiam nossas criações.

1. O mobiliário precisa ser adequado às crianças

Embora este conceito seja óbvio, não é fácil encontrar um móvel que realmente satisfaça as necessidades das crianças. É neste ponto que ter uma mãe por trás dos projetos faz uma tremenda diferença: nós sabemos o que os nossos filhos precisam porque cuidamos deles diariamente.

Um móvel infantil, além de ter ergonomia adequada para o corpo dos pequenos, precisa ser leve para que as crianças possam carregar e arrastar sozinhas; resistente para que possam subir, escalar e brincar para valer; precisa ter uso intuitivo para poderem se apropriar da peça; precisa ser seguro para que não se machuquem; e por fim, precisam dar alguma chance à imaginação.

Nosso design leva em consideração todas estas demandas, e é por isso que os móveis Pitoco têm se tornado fiéis companheiros das crianças nessa complexa jornada que é crescer.

2. O mobiliário precisa servir também aos adultos

Onde há uma criança, há um adulto por perto. Brincamos junto, ajudamos nas tarefas, estamos próximos sempre cuidando. Os móveis que produzimos se adequam a qualquer ambiente e possuem sempre um modo de uso compatível aos adultos. Quando projetamos temos sempre em mente que vivemos juntos e compartilhamos os mesmo espaços.

3. Simplicidade, beleza e funcionalidade

Somos obsessivos pela simplicidade, desde o desenho da peça até o modo construtivo. Ser simples, pode não parecer, mas demanda bastante trabalho: leva tempo para identificar o que é excessivo e demanda energia procurar saídas para diminuir a complexidade até se chegar na essência. Formas geométricas fundamentais, valorização da matéria-prima, atenção aos detalhes, essas são nossas ferramentas. Acreditamos na importância de nos cercar de objetos bonitos para usufruirmos uma boa vida, e beleza aliada à funcionalidade é o norte da nossa busca.

4. Alta adaptabilidade

A terra gira, e de repente, nada mais é como era antes. As crianças mudam de fase rapidamente, e as necessidades que antes eram atendidas, de um dia para o outro, já não são. Por mais que nos planejemos, somos sempre surpreendidos por eventos inesperados e novas situações. Nossos móveis são pensados para que tenham alta capacidade de se adaptar a novos cenários e contextos. Nossa intenção é que o mobiliário tenha vida longa e acompanhe nosso clientes em todas as mudanças, esperadas ou não.

Cadernos de desenho de Marília

5. O tempo como projetista

Não temos pressa para terminar um projeto. Acreditamos que o tempo é o melhor projetista. Quando criamos um móvel, o primeiro passo é, após observamos o comportamento e o hábitos das pessoas que vão usá-lo, elencar quais as necessidades ele precisará atender. Depois disso pesquisamos se há algo no mercado que resolveria o assunto, e caso não haja, esboçamos exaustivamente nossas ideias no papel até criarmos o projeto da primeira versão do móvel. Passamos então para a etapa da maquete, ajustamos o desenho, construímos o primeiro protótipo, o levamos para casa, e aí deixamos o tempo trabalhar. Com o uso dos móveis identificamos o que é preciso modificar, é como se o tempo nos informasse quais as formas o móvel precisa tomar. E então, a partir do uso, ajustamos o projeto, construímos mais um protótipo e oferecemos de novo ao tempo, ele é nosso grande parceiro de trabalho.

Caderno de Colagem

Mural de pesquisa